Yoga melhora corpo e mente, pratique!

Uma vez meu terapeuta disse: Helena, faça uma coisa por você pelo menos uma vez por dia. Então em um belo dia resolvi fazer yoga, que há anos tava afim de fazer. Já tinha feito o curso de Haja Yoga e agora era hora de botar o corpo para trabalhar junto da mente.

E por que fazer yoga?

Poderiam ser citados inúmeros motivos, inclusive para um professor de Yoga ou praticante ao expressar sua gratidão e paixão pela prática, ao tentar explicar para outras pessoas, porque é tão encantador, porque se quer praticar por tantos anos, impossível se conter em poucas palavras ou razões. É uma prática democrática, atende a todos e em qualquer ambiente: basta você e seu corpo e o propósito de estar presente, não é necessário nenhuma habilidade especial física ou roupas especiais, sapatos então, desnecessários. Ela literalmente é uma prática que te despe e trabalha novos valores.

Mas temos que focar em 5 motivos para está matéria, então, dentre eles vejo com os principais considerando os dias atuais:

yoga
1. Melhoria na qualidade da respiração, concentração e foco 

Enquanto experiencia as poses o praticante se concentra nos movimentos, sensações, direções, respiração…ufa! É preciso estar muito presente e atento a essa função básica que nos mantém vivos: a respiração… as poses são motivos e formas de percebê-la, dependem dela, se ampliam por ela. A respiração é a base do Yoga.

Posição de Lótus

2. Equilíbrio Hormonal

No Yoga são trabalhados através das poses os canais de energia do corpo e dentre este o foco principal é nos 7 Chackras, centros de energia vital cada qual associado a uma glândula endócrina – isso explica o bem estar após uma prática e todos os benefícios sentidos fisicamente, os hormônios são os mensageiros das células, regulam órgãos e regiões do corpo, tudo depende deles no nosso organismo.

3. Fortalecimento de musculatura, principalmente a de sustentação

O Yoga trabalha a musculatura de sustentação, profunda, por isso seus benefícios físicos são de longo prazo, é muito comum ver praticantes de Yoga de todos os tipos físicos e idades fazendo coisas “incríveis”, poses avançadas, a força vem da musculatura mais profunda, de sustentação e além disso, obviamente do centros energéticos, mas principalmente do centro do corpo o Hara que fica mais ou menos a 3 dedos abaixo do umbigo (abdome).

yoga

4. Princípios e Valores

A filosofia do Yoga é baseada em princípios éticos e a partir do momento que a prática se inicia ocorre uma mudança na vida do praticante, a buscando ou não, inconscientemente, pois trata-se de algo arraigado nesta prática que vem de muitas gerações e simplesmente é:

a redução da agressividade e violência e do apego, reforça o respeito, contentamento, superação e dedicação ao auto-conhecimento e busca de algo maior na vida além do material

Yoga

5. Felicidade – Yoga é felicidade

Integração com o todo, com outras pessoas, com seu corpo, se sentir presente, entender e agradecer aos movimentos do seu corpo, perceber sua respiração, se sentir em paz sendo você mesmo de forma humilde e entendendo que só basta estar presente para encontrar a paz e que ela é parte de você, sempre.

Namastê!

Este texto foi feito pela professora de yoga Mary Alves. Marque sua aula!

11 4105-3483
11 98143-2119
maryogatman@hotmail.com
contato@espacosinergia.com
www.terapiascorporais.org
www.espacosinergia.com

Comentários