Vamos subir no Pole Dance!

Se você é como eu, que nunca praticou mas morre de vontade de dar uns rodopios no pole dance, é bom saber o que realmente essa pratica é e seus benefícios.  Vamos nessa?

 

FATO Nº 01: POLE DANCE NÃO É PAU DE PUTA

flavia-alessandra-alzira-danca-poste

Primeiro por que toda mulher é puta, seja sempre, seja alguma vez na vida, e isso não tem nada a ver com a sua definição de “puta”. Mas isso eu vou deixar pra outro texto por que é muita ~polêmica~ pra um post só…

O pole dance é mais velho que você (SIM!), e passou por diversas culturas até chegar ao que é hoje, trazendo consigo diversas influências de outras práticas como o yoga e o burlesco. Acabou levando fama de ~puta~ (quem nunca, né?) por que era muito praticado em boates e casas de strip devido à sua vertente sensual.

FATO Nº 02: POLE DANCE É ESPORTE

Uma das suas influências do pole dance vem da Índia, onde desde o século XII seus habitantes praticam uma variante de yoga – a Mallakhamb – com o auxílio de poste de madeira e cordas. Há cerca de 250 anos, essa modalidade tomou força como disciplina esportiva. Vocês já devem ter visto rolando pelo Facebook o vídeo do molequinho matando a pau em uma apresentação desse estilo. (fonte)

tpmsemanal-poledance-01

Hoje em dia é muito comum ouvir falar de pole fitness, uma vertente do pole dance que também é muito praticada por homens. Já já eu explico mais sobre essas vertentes…

FATO Nº 03: POLE DANCE É DANÇA

Outra influência é da França e do seu estilo burlesco (ou burlesque), encontrado desde o século XVII e de origem vinculada à Comédia dell’arte. A famosa casa de shows Moulin Rouge (Paris) teve grande contribuição para que as performances se tornassem mais sensuais e conhecidas.

Mas foi nos Estados Unidos que a dança tomou forma nos anos 1920 e 1930, em pequenas apresentações de dançarinas nas feiras que cruzavam o país. O primeiro registro da forma atual do pole dance data de 1968, no Oregon; e ao longo dos anos 70 e 80 a prática se popularizou nas casas noturnas. (fonte)

pole29

FATO Nº 04: POLE DANCE É SENSUALIDADE

Sim, também é. Pole dance é meio Barbie e seu antigo slogan: tudo que você quer ser.

Dá pra ser só atividade física, dá pra ser dança, dá pra ser acrobático, sensual, divertido e tudo mais. Nestes quase 2 anos como praticante, aprendi algumas coisinhas e por isso vou contar um pouco disso pra vocês:

Pole fitness: É a parte mais focada no uso do pole (barra) para exercícios de força e equilíbrio. Muitos homens praticam essa modalidade.


268202-3837883e-e090-11e3-bcf2-0a7df6b3a8f7

O pole dance coreográfico já é mais focado na dança e sensualidade, desenvolvendo uma coreografia com os movimentos na barra. Sei que existem por aí também aulas específicas de pole dance sensual, que é (como diz o nome) focado na sensualidade.

O importante é que o pole dance é um exercício maravilhoso: trabalha sua auto estima, seu corpo e sua atitude. Sim, dá pra trocar a academia por pole dance!

Aliás, outra coisa séria: NÃO PRECISA TER “CORPO” PRA FAZER POLE. Vamos só quebrar esses mitos aqui rapidinho, vem comigo:

  1. Qualquer tipo físico pode praticar pole.
  2. Não se pratica de biquíni. Nas aulas, usamos roupas confortáveis porém curtas, pois precisa-se do atrito da pele contra o pole (shortinho e blusinha ou top).
  3. Ninguém vai julgar teu corpo. Todas são mulheres e todas tem suas marcas, formas, etc. Você vai perceber logo após as primeiras aulas que se sente muito à vontade com suas novas colegas e que todas são exatamente igual à você.
  4. Não existe pré-requisito pra começar a fazer aula
  5. Locais que oferecem aulas são mais comuns do que você imagina. Procure na sua cidade, no Google, encontre, experimente!

 

*Este post foi uma gentileza da Alice Umbrela (aquela linda) que nos permitiu essa repostagem. O texto original está neste LINK.

A Alice pratica pole dance, faz circo e é a rainha dos cabelos coloridos!

Para se inspirarem, sigam e curtam essas fotos incríveis da Alice! <3

 

First Scorpion 🙂 #poledance #scorpion

Uma foto publicada por Alice Brondani (@aliceumbrella) em

Fly away from here. ?❤?

Uma foto publicada por Alice Brondani (@aliceumbrella) em

Pura entrega ?

Uma foto publicada por Alice Brondani (@aliceumbrella) em

Comentários