Se toque!

Sei que vocês já ouviram falar do Outubro Rosa, mas é sempre bom falar mais um pouquinho, né?

Outubro rosa é uma campanha feita para a conscientização da população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Mas Talita, olha a minha idade, sou muito nova pra ter câncer de mama!”, PODE PARAR!

Pra tudo, tudo mesmo, nessa vida rola uma exceção, é raro poder vir a ter antes dos 35 anos? É sim, mas não impossível, sem contar que idade é apenas um dos fatores de risco, tem também o excesso de peso, a falta de atividades físicas, menopausa, filhos depois dos 30 anos e etc, então, melhor prevenir do que remediar, como diz minha avó.

2

Na faculdade ensinávamos mulheres de todas as idades a fazer o autoexame e era meio chocante ver que muitas delas não faziam corretamente. Só que, não pensem vocês que o autoexame substitui o exame clínico feito por profissionais da saúde, NÃO SENHOR, você acaba conhecendo melhor o seu corpo e notando mais facilmente se algo de “estranho” aparecer ali, mas é imprescindível ter o hábito de passar no ginecologista pra ver como andam as coisas.

Então, se toca galera, bora cuidar da saúde né!? E meninos, cuidem-se também, câncer de mama não é uma doença exclusivamente de mulheres!

Comentários