Girls Power – Dia Internacional da Mulher

“Eu gostaria de não ter que lembrá-los disso, mas o dia da mulher não é uma data pra glorificar essa imagem estereotípica de feminilidade que vocês têm. É uma data de luta.

É uma data pra se lembrar das trabalhadoras têxteis que se uniram e deram início a uma revolução. Para se lembrar de todas as outras mulheres que lutaram, foram presas, apanharam, morreram, para que tivéssemos direitos básicos que ninguém pensaria em passar sem, como voto, propriedade, educação.

É uma data para se lembrar de todas as mulheres que ainda seguem privadas de direitos, tendo suas vidas controladas por homens, apanhando, sofrendo abusos. Para lembrar que essa realidade não é distante, não é só uma moça sendo violentada e morta por um bando de escrotos na Índia, mas está aqui no nosso quintal.

É uma data para se lembrar que mesmo nós, mulheres bem nutridas de classe média, ainda fazemos a maior parte do trabalho doméstico, ganhamos menos que os homens“.

 

Achei esse texto do Tumblr numa publicação pelo Facebook. Piadinhas a parte, é importante não nos esquecermos do objetivo principal da data.

Não precisamos ser historiadoras e saber cada detalhe do que aconteceu. Acredito que mais do que a história, podemos tomar como exemplo grandes mulheres que são tão guerreiras quanto aquelas que lutaram pelo mundo que vivemos hoje.

 

oprah preciosa

 

preta-gil

regina case

adele

 

Neste Dia Internacional da Mulher, o Cintura Larga deseja que você lute. Lute pelos seus direitos, lute pelo seu sucesso, lute pelo seu brilho, lute para defender seu ideal. Lute por você.

 

 

 

Comentários