Make Up! – Cuidados com a pele

Antes de começar, vamos às apresentações:

Meu nome é Samantha Borges, sou estudante de maquiagem do último semestre de Estética e Cosmética: Maquiagem Profissional pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi) e a nova gordinha no pedaço.
A partir de hoje, estarei aqui pra dar dicas, tirar dúvidas e até ensinar alguns truques, mas já deixando claro que é minha primeira vez fazendo algo do tipo, então vamos por partes.

Não vou começar a coluna com um tutorial, pensei em algo simples e prático que muita gente esquece, mas que é essencial para uma boa maquiagem: Cuidados com a pele.

 “Mas como assim, Sam? Explica direito issaê!”

Vamos lá. O segredo de TUDO está nesses quatro passos: higienização, tonificação, hidratação e fotoproteção.

 

HIGIENIZAÇÃO:

Começamos pela higienização para retirar qualquer tipo de impureza (sujeira, oleosidade excessiva, suor), desobstruir os poros e favorecer a hidratação. Não adianta nada se lambuzar com aquele creme caríssimo e maravilhoso, se a pele estiver suja e não conseguir absorvê-lo. Essa limpeza pode ser feita com o seu gel ou espuma de limpeza favorito. Recomendo produtos que não contenham álcool em sua composição e que tenham o pH neutro, para evitar que a pele seja agredida. Nada de usar o sabonete em barra, meninas!

higienizaçao

 

TONIFICAÇÃO:

Com a cútis devidamente higienizada, passamos para a tonificação. Os tônicos promovem uma limpeza mais profunda, removendo resíduos de maquiagem e sujeira, ajudando a equilibrar o pH da pele. Recomendo, novamente, produtos sem álcool na composição, especialmente para as lindas que tem a pele seca e sensível. Existem diversos tipos de tônicos no mercado, então é só escolher aquele que atende melhor as suas necessidades e se jogar. Se você estiver em dúvida de qual deve usar, consulte um dermatologista.

tonificaçao

 

 

HIDRATAÇÃO:

Depois de higienizar e tonificar, você está pronta para se esbaldar no hidratante, com a garantia de total absorção! Uma pele bem hidratada e saudável é a chave para a maquiagem perfeita, sem bases craqueladas e com aquele aspecto seco. Para pessoas com a pele normal, seca e mista (normal em alguns pontos e seca em outros), recomendo o hidratante em creme. Já para as peles oleosas, recomendo os hidratantes em gel, pois os em creme possuem óleos em sua composição.

hidratação

 

 

FOTOPROTEÇÃO:

Por último, mas não menos importante, vem o protetor solar. SIM, devemos proteger a nossa pele dos tais raios UVA e UVB o tempo todo, pois eles não estão presentes apenas na luz vinda do Sol. Lâmpadas incandescentes, de luz negra e fluorescentes também emitem esses vilõezinhos (mesmo que em pequena quantidade, como no caso da lâmpada fluorescente). Para quem não gosta de passar o filtro solar porque acha que misturado com o hidratante fica “pesado”, vale a pena investir em hidratantes que já tenham algum fator de proteção (FPS 15, no mínimo).

fotoproteçao

 

 

Terminando esse ritual pré-maquiagem, você está pronta para aplicar os seus produtos preferidos e para fazer uma pele de arrasar.

Qualquer dúvida ou sugestão é só mandar pra cá, que eu ficarei feliz em responder.

 

E pra quem quiser dar uma olhadela básica no meu portfólio, é só clicar aqui.

Comentários