Flores comestíveis

Cãove Flor 

 

Você que está acostumada com uma boa pratada de arroz e feijão e uma salada de alface com tomate, já deve ter estranhado ver por ai saladas com trigo, manga, maçã e até casca de melancia eu já comi! Ok, me acostumei e confesso que AMO essas saladas coloridonas, cheias de alimentos não ”tradicionais”. 

O que eu ainda não experimentei e estou louca para provar, são as flores comestíveis. Sim, elas existem e provavelmente você já deve ter ouvido falar nelas.

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. 

– Mas Helena, posso colher qualquer flor do jardim da vizinha, jogar um salzinho e comer?

– NÃO SUA LOUCA!

 

Antes de mais nada, escolha em que tipo de prato você quer comer suas flores:

  • Saladas – verduras e frutas
  • Doce de flores – doce de violetas, rosas ou lavanda
  • Adicionar a picles, geléias, vinagretes, caldas…
  • Panificados – biscoitos, bolos e pães
  • Sobremesas – sorvetes, cheesecake, tortas
  • Para decoração – guarnição de pratos e bolos, entre outros

 

Escolheu? Então segue uma lista de algumas flores que podemos comer e em que tipo de prato ela se encaixa melhor:

 

 Capuchinha

Essas flores são preferidas e mais usadas em saladas tropicais. Aquelas bem coloridas que dão um ar de frescor. Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

 

Lavanda

Não é só para perfumar banheiro que vive a lavanda. Você pode utilizar essa flor em chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete… Basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.

 

Violetas

Como apaixonada que sou por violetas, fiquei louca quando soube que elas são comestíveis! Quando fresca, é usada em saladas e quando cristalizada, é usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes. Procure pela variedade “viola odorata”.

 

Rosas

O eterno simbolo do amor e romantismo, as rosas também são conhecidas pelos seus usos culinários. Normalmente é feita primeiro uma infusão para concentrar o sabor. É muito tradicional na cozinha árabe (onde a essência de rosas é muito utilizada), em cremes, mousses e combinadas com suco de frutas como limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico.

 

Amor Perfeito

Para mim são as flores mais lindas do mundo. Impossível não amar, acho que vem daí o nome. Podemos deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor Perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.

 

Outras flores que você pode utilizar são: Hibiscos, Flor de cebolinha, Mal me quer (Bem me quer), Dente de Leão, Cravos e Petúnias.

 

ANTES DE SAIR JOGANDO AS FLORES NA COMIDA VOCE PRECISA:

 

  • Colha as flores – O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, pela manhã ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.
     
  • Remova os estames e pistilos Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.
     
  • Lave as flores Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Você pode também utilizar spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.
     
  • Seque com toalhas de cozinha – Use toalhas de papel e deixe secar no ar.
 
 
Agora é só procurar uma receitinha e cair na floricultura! Quem fizer alguma receitinha e curtir, mande pra gente!

 

 

 

 

 

Comentários