A proibição dos emagrecedores

Remédios para emagrecer e sua proibição! A Dra Marcela Sansone  explica assunto aqui no Cintura Larga:

Ultimamente tem se comentado muito na mídia sobre a proibição de remédios a base de Sibutramina e Anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol) para emagrecer, pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Este assunto é muito polemico, por isso vamos tentar entender um pouco melhor esta história.

 

Emagrecimento

Todos que já tentaram emagrecer sabem que não é uma tarefa fácil, segunda-feira se inicia e junto com ela promessas de inicio de uma nova alimentação (bem mais saudável) e o famoso “projeto-verão”. Porém, o ser humano geralmente tem a necessidade de obter respostas rápidas e que exijam menos trabalho. Neste contexto, entram as opções medicamentosas.

 

Efeitos colaterais

Eu como profissional da saúde, não sou contra opções que auxiliam o processo de perda de peso, mas é necessário avaliar até que ponto um remédio trás benefícios. E seus efeitos colaterais? A ANVISA alega que a proibição foi feita, pois o uso contínuo destes medicamentos trás os seguintes efeitos colaterais: Aumento de riscos cardiológicos e distúrbios psicóticos.

 

Efeito sanfona

Além dos efeitos colaterais existe o resultado na prática clínica, esses medicamentos em diversos casos fazem um bom efeito inicial, porém após o uso por um longo período, o organismo “se acostuma”, seu efeito acaba se diluindo e há uma estagnação da perda de peso.

 

Outro lado

A polêmica quanto a proibição desses medicamentos acontece pois o CFM (conselho federal de medicina) se colocou contra, justificando que  a retirada da Anfetamina e Sibutramina dificultaria o tratamento para pacientes com IMC (índice de Massa corporal) superior a 30. 

 

Adesão de um novo estilo de Vida

Uma reeducação nutricional associada a bons hábitos de vida, como atividade física diária (não há a necessidade de um esporte pesado, uma simples caminhada já faz um bom efeito), controle da ansiedade, melhora do sono, etc… , são fatores essenciais para eliminação e manutenção do peso e devem ser utilizados nesse processo.

 

Sim, digo processo pois não é uma tarefa fácil, mas existem alternativas mais naturais, que geram um bom efeito quanto a auxílio da eliminação de peso, como fitoterápicos, suplementação adequada, técnicas de meditação, aconselhamento em grupo, prática de atividade física e acompanhamento por um BOM profissional.

 

Espero ter ajudado a entender um pouco esta situação. Agora você pode formar sua opinião a respeito. Sempre indo a favor da SUA saúde!

 

~~A Dra Marcela Sansone está no Twitter no @Nutri_holistica  e o blog dela é o Nutrição Holística.

Comentários